Realizou-se no passado dia 18 de Setembro a 12.ª Reunião Ordinária do RC de Vila Verde, a que presidiu o Companheiro MANUEL GONÇAL VES PEIXOTO. Dela há que registar os seguintes MOMENTOS:
A) - SAUDAÇÃO DE BANDEIRAS
Nacional- Comp.º ARMANDO SILVA
Rotary- Comp.º NUNO VILELA
Concelhia – Comp.º MANUEL ARTUR REGO
B) - PROTOCOLO
O protocolo este a cargo do Comp.º ANTÓNIO ESTRADA que saudou e deu as boas vindas a todos os presentes, para todos formulando votos de uma boa reunião em que se falasse de Rotary e se praticasse Rotary com interesse e proveito.
C) - SECRETARIA
No momento da Secretaria, o Comp.º MANUEL ARTUR REGO deu conta de haver sido recebida a seguinte correspondência: - Do RC de Barcelos, convite para a reunião do dia 22 com Palestra sobre “Turismo sustentável” ; - Do PGD Alvaro Gomes uma comunicação lembrando que o dia 24 de Outubro é do Dia Mundial da Polio e convidando para o jantar no Casino da Póvoa para angariação de fundos para a Campanha de Erradicação da Polio; - Do PGD Dimantino Gomes resumo das proposta a submeter ao próximo Conselho de Legislação; - Do Bolseiro Helder documentos necessários a instruir o respectivo processo de candidatura a uma bolsa da Fundação Rotária Portuguesa. Para finalizar anunciou os seguintes aniversários:
Dia 19 - Casamento do Compº Manuel Mota
Dia 19 – Carolina, filha dos Comp.ºs João e Silvina Fallé
Dia 22 – Comp.º Manuel Mota
Dia 23 – José Luís, filho do Comp.º José Teixeira
Dia 23 – Casamento do Comp.º Luís Barbosa
Aos aniversariantes, as nossas felicitações, em nome do Rotary Clube de Vila Verde.
D) - MOMENTO DO PRESIDENTE
No seu Momento, o Presidente, Companheiro MANUEL GONÇALVES PEIXOTO, falou sobre a “Informação Semanal”; informou da sua deslocação, com o Comp.º Adão Oliveira ao edifício da Escola do Lugar do Monte, onde constatou haver sido mudado o canhão da fechadura da sala que havia sido destinada à sede do Clube e existirem sinais de que a essa sala vem sendo dada outra utilização; disse ter falado com o Director da Biblioteca Municipal sobre as palestras promovidas pelo nosso clube que se realizarão no salão nobre da Biblioteca e que serão integradas na respectiva programa- ção; referiu-se à “Campanha das Tampinhas” dando conta da troca de impressões que teve com o professor da Escola onde lecciona que está ligado a esse projecto e como ele funciona; justificou as faltas dos companheiros João e Silvina Fallé, motivadas pelo facto de esta haver sido operada no dia anterior, e do companheiro Nuno Mendes, ausente do país; disse que brevemente seriam retomadas as reuniões do Conselho Director; deu conta de haver recebido em sua casa os exemplares da revista Portugal Rotário dirigidos aos companheiros Nuno Mendes e Alvaro Pimenta, pedindo ao secretário para junto da Associação Portugal Rotário tratar do necessário para que a revista passe a ser enviada para as moradas desses companheiros. Finalmente falou do problema da sede que é urgente seja resolvido uma vez que a Residencial Martins vai brevemente entrar em obras.
E) ACTUALIDADES E COMUNICAÇÕES
Nesse momento intervieram os companheiros:
JOSÉ SOARES TEIXEIRA, que disse ser da opinião de que, quanto à sede, se devia, antes de mais, falar com a Sra D. Lídia, proprietária da Residencial, e só depois procurar solução para o problema. Falou depois dos problemas do lixo e do desemprego. Disse, sobre o lixo, que se tratava de problema que se agrava até porque as pessoas não colaboram na sua resolução e todos esperam que sejam os outros a resolvê-lo. Se todos cumprissem, o problema resolver-se-ia. Quanto à questão do desemprego é, disse, coisa assustadora pelas dimensões que está a tomar, referindo o drama de quem quer trabalhar e não arranja trabalho, das famílias em que o desemprego atinge marido e mulher ou os casais, daqueles que trabalham um dia e no outro já não vão trabalhar, do facto, cada vez mais grave, de o Estado (adminis- tração central e autarquias) pagar mal e tarde e quando o Estado não paga as empresas podem não ter como pagar aos credores e aos seus trabalhadores.
Intervindo, a propósito do que acabara de dizer o companheiro José Teixeira, o Presidente MANUEL GONÇALVES PEIXOTO sugeriru que se aproveitasse a oportunidade dos problemas por esse compa- nheiro suscitados para se lançarem projectos de prestação de serviço no Clube que tenham esses problemas como alvo.
NUNO VILELA, para referir e comentar o facto, que talvez não seja estranho, de uma programa de televisão de indole cómica e de sátira social ter mais audiência do que os debates políticos.
ANTÓNIO ESTRADA que se referiu à Informação Semanal e ao que ela significa de dedicação e tempo dispendido.
MARTINS COSTA que se referiu ao facto de Rotary dedicar o mês de Setembro às Novas Gerações, recordando que, antes do mandato Presidente Luís Vicente Giay, Setembro era, em Rotary, o mês da Juventude, o que se lhe afigura mais redutor, já que as Novas Gerações abrangem, para além da juventude, a infância e o primeiro estrato da idade adulta.
JOÃO QUEIROGA, para referir que provavelmente não poderia estar presente na próxima reunião e, por isso, não poderia assistir à palestra do companheiro Manuel Morais, o que lamentava.
Finalmente o Presidente lembrou que no próximo dia 23 de Outubro se procederia à cerimónia, em reunião festiva, da entrega dos Prémios Paul Harris, que era necessário preparar.