10/07/2008

Transmissão tarefas dos Governadores


O Distrito rotário 1970 viveu mais um dia de emoções. Falamos da cerimónia da transmissão protocolar de tarefas com o governador Bernardino Pereira (RC Maia) a passar o testemunho ao governador eleito Henrique Martins Alves (RC Porto Antas), durante encontro rotário que se realizou, no Porto Palácio Hotel.
A anteceder a cerimónia da troca de emblemas, o Comp.º Bernardino Pereira procedeu à entrega de um conjunto de diplomas de mérito distritais e de títulos Paul Harris, entre outros, a um conjunto de rotários – e não rotários – que durante o último ano colaboraram «de perto ou menos perto com a governadoria», como referiu na sua intervenção.
Na sua alocução, Bernardino Pereira passou em revisão a acção rotária do último ano colocando a ênfase em cinco palavras através das quais resumiu o seu mandato: Agradecimento, Informação, Pedido, Promessa e Voto.
No final, agradeceu especialmente à sua esposa Maria Isilda e a todos quantos com ele colaboraram. No final dirigiu-se ao novo governador dizendo «em Rotary também é preciso inovar. A roda dentada também deve ser de mudança em sintonia com o mundo. Estarei à disposição para ajudar».
Após a cerimónia da troca de emblemas, o novo governador Henrique Martins Alves – que também exercerá este ano rotário o cargo de presidente da Assembleia de Clubes; a vice-presidente é a Comp.ª Governadora do Distrito 1960, Teresa Mayer – proferiu breves palavras, mas fez questão de chamar a palco todos os elementos da sua família presentes começando pela esposa Alzira Amélia. Sublinhou depois que «com espírito de servir esperamos não desiludir em quem em nós confiou. Coloquemos
as crianças no topo das nossas atenções. Realizemos os sonhos das crianças». Falou do Interact e do Rotaract onde «temos jovens de uma dedicação e com um trabalho notável» mas lembrou a dificuldade que os mesmos têm em continuar no movimento.
Antes de agradecer a todos os que com ele colaboraram recentemente e os que vão fazer a caminhada do ano rotário 2008/2009 lembrou as palavras do past-governador Fernando Oliveira (1963/64), «aprimoremos as nossas qualidades rotárias sejamos humildes compreensivos, tolerantes, dinâmicos e correctos profissionais. Sejamos amigos. Sejamos desinteressados no servir.
Só assim poderemos ser uma força actuante pela força do exemplo».

Sem comentários: