19/11/2009

Um novo companheiro admitido em Vila Verde


No dia 6 de Novembro o Governador Manuel Cordeiro visitou oficialmente o Clube de Vila Verde. Na Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde, o responsável do Distrito teve a oportunidade de observar as várias valências que ali estão: creche e jardim de infância, lares e centros de dia, e outros de grande utilidade para as comunidades. Manuel Cordeiro foi ainda recebido na Câmara Municipal.
Na reunião de trabalho o Clube deu a conhecer os principais projectos, dos quais se destacam os prémios escolares aos melhores alunos das Escolas do concelho, sendo que este ano foram premiados 37 estudantes. A cada aluno é entregue um diploma e um cheque livro, este no valor de 75 Euros. A estes prémios chamam-lhe Prémios Paul Harris. O Clube promove ainda palestras temáticas mensais; tem 3 bolsas patrocinadas pela Fundação Rotária Portuguesa e uma patrocinada por um particular, para o 10º Ano; tem também uma para bolsa para o Ensino Superior, na área de Medicina; tem um banco de cadeiras de rodas; faz uma campanha de recolha de Cabazes de Natal, em parceria com o Rotaract, que depois entrega a famílias carenciadas; tem organizado todos os anos a Festa do Vinho Verde.
O Clube de Vila Verde aproveitou a Visita Oficial do Governador para admitir um novo sócio, mas pretende ainda aumentar o Quadro Social com dois novos companheiros. O Clube contribui todos os anos para o trabalho da Fundação Rotária Portuguesa.
Na visita estiveram presentes os clubes de Ponte da Barca, Caldas das Taipas, Braga (Clube Padrinho), Braga Norte, Fafe, Póvoa de Lanhoso, Barcelos, Esposende e Ponte de Lima.
A Governadora Assistente, companheira Maria Goretti, esteve presente, assim como o companheiro Manuel Martins da Costa, Governador 1996-1997.
No seu discurso, Manuel Cordeiro fez questão de realçar as ênfases presidenciais: “Ao longo dos 104 anos de existência Rotary ganhou a confiança da sociedade que nos considera pessoas generosas e de boa vontade. A credibilidade que nos é reconhecida tem sido fundamental nos muitos projectos que Rotary tem levado a cabo, entre eles o da erradicação da Pólio. Todos os anos o Presidente de Rotary International elege algumas áreas para as quais pede a nossa maior atenção. São as chamadas Ênfases Presidenciais. Para dar continuidade ao trabalho desenvolvido no ano anterior, John Kenny escolheu as mesmas. Assim todos os clubes do nosso distrito devem concentrar o seu trabalho nos Recursos Hídricos, no Acesso à Saúde, no Combate à Fome e na Alfabetização”.

Sem comentários: