08/07/2010

25º Aniversário e 22ª Festa dos Vinhos- Os momentos marcantes.


O Almoço do 25.º Aniversário e da XXII Festa
dos Vinhos

Como previsto, o ponto alto das comemorações do 25.º Aniversário do Rotary Clube de Vila Verde foi o almoço e reunião festiva que se realizou no sábado, dia 12, na Escola Profissional Amar-Terra-Verde, sendo a mesa da presidência encabeçada pelo nosso Presidente, Comp.º MANUEL GONÇALVES PEIXOTO, que tinha à sua direita o Governador do Distrito, Comp.º MANUEL CORDEIRO, a D. MARIA AURORA, esposa do Presidente, e o Dr.MANUEL BARROS, presidente da PROVIVER, e à sua esquerda a
Dra MARIA JÚLIA RODRIGUES, vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, a D. MARIA ANTÓNIA, esposa do Governador e a Comp.ª GORETTI MACHADO, em representação do
RC de Braga, nosso Clube Padrinho.

Com o protocolo a cargo do Comp.º ANTÓNIO ESTRADA, da reunião
importará destacar os seguintes

MOMENTOS:

- SAUDAÇÃO DE BANDEIRAS
Nacional – Comp.º Governador MANUEL
CORDEIRO
Rotary – Dr.ª MARIA JÚLIA RODRIGUES
Concelhia – Comp.º PGD HENRIQUE MARIA
ALVES

- MOMENTO DO PRESIDENTE
O Presidente, Comp.º MANUEL GONÇALVES PEIXOTO, saudou todos os presentes, agradeceu a
presença do Governador do Distrito e Esposa, da Dra Maria Júlia Rodrigues, vereadora e representante da Câmara Municipal de Vila Verde, do Dr. Manuel Barros, Presidente da E.M.PROVIVER, do Past-Governador Henrique Maria Alves e Esposa, dos convidados e dos companheiros visitantes e referiu o significado da reunião, realçando a obra que o nosso clube pôde desenvolver ao longo dos seus vinte e cinco anos de vida, obra que lhe grangeou a consideração e respeito da comunidade e dos seus lídimos representantes.

- EVOCAÇÃO DOS COMPANHEIROS FALECIDOS
No final da sua intervenção o Comp.º MANUEL GONÇALVES PEIXOTO lembrou os companheiros, todos sócios fundadores do Rotary Clube de Vila Verde, já falecidos, para quem teve palavras de carinho e pediu fosse observado um minuto de silêncio. Foram, com saudade, recordados os companheiros LUÍS DA SILVA ARAÚJO, ARMANDO
DOMINGOS FERREIRA DA SILVA, JOAQUIM PEIXOTO DE AZEVEDO, FRANCISCO DE SOUSA, JOSÉ ANTÓNIO DE SOUSA ARANTES MENESES, JOSÉ MARIA DA SILVA MARTINS, PATRÍCIO JOSÉ DE SOUSA GOMES FERRAZ e JOÃO DE SOUSA GOUVEIA.

- ANÚNCIO DOS VENCEDORES DO CONCURSO E
PROVA DE VINHOS Os companheiros JOÃO FALLÉ e ANTÓNIO ESTADA anunciaram os vencedores do concurso e prova de vinhos que decorrera durante toda a manhã e em que participaram cerca de cinquenta produtores de vinho e cerca de setenta vinhos de marca, brancos e tintos da Região Demarcadados Vinhos Verdes, todos de qualidade excepcional e reveladores do cuidado com a vitivinicultura está a ser encarada na Região.

- ACTUALIDADES E COMUNICAÇÕES
Neste momento usaram da palavra:
- O Presidente do RC de Ponte do Lima, que salientou o facto de o seu clube haver também completado 25 anos neste mesmo mês de Junho e deu os parabens ao nosso Clube.
- O Sr. Dr. JOSÉ BENTO DE SOUSA RAMOS que felicitou o nosso Clube pelo seu aniversário e pelo êxito da sua XXII Festa dos Vinhos, que disse ser uma iniciativa altamente meritória de promoção dos vinhos verdes, vinhos cuja qualidade e características únicas nunca é demais realçar.
- O Sr. MANUEL BARROS, Presidente da E.M. PROVIVER, que felicitou o RC de Vila Verde pelo seu 25.º Aniversário, pela obra que vem desenvolvendo e pelo êxito da sua FESTA DOS VINHOS, que vai já na sua XXII edição e que ganhou já um lugar de relevo no contexto das realizações de promoção do vinho da nossa região.
- A Sra. Dra. MARIA JÚLIA RODRIGUES que, em representação da Câmara Municipal de Vila Verde, felicitou o RC de Vila Verde pelo seu 25.º Aniversário, disse do muito apreço e reconhecimento da Câmara Municipal pela obra altamente meritória do nosso Clube e manifestou a sua convicção de que essa obra terá continuidade e marcará o futuro da instituição.
- A Comp. GORETTI MACHADO, que, falando em nome do RC de Braga, nosso Clube Padrinho, disse do orgulho que o seu Clube tinha pelo êxito do seu clube afilhado, bendizendo a ideia de se haver abalançado à sua formação, e terminou felicitando o RC de Vila Verde pelo seu 25.º Aniversário e augurando-lhe um futuro risonho.
- Finalmente, o Comp.º Governador MANUEL CORDEIRO disse da sua satisfação por poder participar nas comemorações do nosso 25.º aniversário, louvou o trabalho já desenvolvido, formulou votos para que esse trabalho fosse continuado e melhorado e felicitou o clube por mais este aniversário, lembrando que assim se fazia jus ao lema deste ano rotário, reforçando a ideia de que “O FUTURO DE ROTARY ESTÁ
NAS NOSSAS MÃOS”

- INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO DE ANIVERSÁRIO
Findo o almoço e a reunião festiva, todos os presentes se dirigiram à Biblioteca Municipal Professor Mahcado Vilela onde o Presidente Manuel Gonçalves Peixoto e o Governador Manuel Cordeiro procederam à inauguração da Exposição do 25.º Aniversário, que todos visitaram e puderam apreciar, louvando a riqueza documental e a variedade do material exposto, que traduz um feliz repositório dos vinte e cinco anos de vida do clube, das vicissitudes por que passou e da parte da obra que realizou.
A Exposição estará aberta ao público até ao dia 18 de Junho, no horário de expediente da Bilblioteca Municipal, tendo já sido visitada e apreciada por centenas de pessoas, rotários e não rotários.

Sem comentários: